Lua sangrenta poderá ser vista nessa madrugada

 
Quem está no Brasil e em outros países da América do Sul e do Norte poderá acompanhar, nessa madrugada, o esperado fenômeno da Lua Sangrenta. A lua, que estará cheia, passará por um eclipse total, que terá duração de 78 minutos, e que poderá deixar nosso satélite natural com uma coloração avermelhada (daí o apelido de Luas Sangrenta).
 Conforme pesquisadores, esse é um fenômeno tão raro e a previsão é que que aconteça somente mais sete vezes ao longo deste século! A última vez que foi registrado foi em dezembro de 2011.
 
 
De forma geral, o eclipse lunar total ocorre quando a Terra, a Lua e o Sol ficam perfeitamente alinhados, fazendo com que a Lua seja coberta pela sombra de nosso planeta. O tom avermelhado, por sua vez, acontece quando a Terra espalha a luz vermelha do Sol sobre a Lua. Isso só é possível por causa da constituição da superfície terrestre, que contém partículas mais rubras, como as vulcânicas. 
Além do continente americano, a Lua de Sangue dessa madrugada poderá ser vista, parcialmente, no Pacífico ocidental e em partes da Europa e da África. No Brasil, o fenômeno começará por volta das 3 da manhã, mas poderá ser observado das 4h46 às 5h24, segundo o horário de Brasília. 
Outro detalhe especial dessa madrugada é que, juntamente com o eclipse, Marte também estará visível. O planeta vai estar mais próximo da Terra e alinhado com a Lua.

0 comentários:

Postar um comentário