Sessão De Indicação De Filmes - Homem de Ferro (Iron Man)


Iron Man é um filme americano de 2008, baseado no personagem de mesmo nome da Marvel Comics. Dirigido por Jon Favreau, o filme é estrelado por Robert Downey Jr. como Tony Stark, presidente das "Indústrias Stark" que constrói uma armadura superpoderosa e se torna um super-herói tecnologicamente avançado, o Homem de Ferro. Gwyneth Paltrow interpreta a sua assistente pessoal, Pepper Potts, Terrence Howard interpreta o comandante militar James Rhodes e Jeff Bridges interpreta o executivo das Indústrias Stark Obadiah Stane.O filme estava em desenvolvimento desde 1990 na Universal Studios, 20th Century Fox e New Line Cinema, antes da Marvel Studios adquirir os direitos em 2006. Favreau assinou contrato para ser o diretor, dizendo que ia dar um toque de realismo ao filme, escolhendo filmar o filme principalmente na Califórnia. Durante as filmagens, os atores estavam livres para criar seus próprios diálogos, porque a pré-produção estava voltada para história e ação. Versões da armadura em borracha e metal, criadas pela empresa de Stan Winston, foram misturadas com imagens geradas por computador para gerar o personagem-título.

As críticas foram muito positivas, principalmente elogiando o desempenho de Downey. O American Film Institute selecionou o filme como um dos dez melhores do ano. Downey, Favreau e Paltrow retornaram na sequência Homem de Ferro 2, lançado em 7 de maio de 2010. Downey também fez uma aparição como Stark em O Incrível Hulk e está programado para aparecer na cruzada de super-heróis Os Vingadores. Outra continuação do filme, Homem de Ferro 3 está prevista para estrear em 2013, com Downey reprisando o papel de Tony Stark.
O filme abre o Universo Marvel Cinematográfico, com a Fase 1: Avante Vingadores.

Enredo

Tony Stark (Robert Downey Jr.) é o chefe das Indústrias Stark, uma companhia que fabrica armamentos militares que ele herdou de seu falecido pai. Stark é um inventor genial e prodigioso; entretanto, ele também é um playboy. Tony age como o presidente para sua companhia enquanto o velho amigo de seu pai, Obadiah Stane (Jeff Bridges), toma conta das operações do dia-a-dia.
Stark vai para o Afeganistão com seu amigo e militar, Tenente-Coronel James Rhodes, para uma demonstração de uma nova arma da Stark, o míssil "Jericho". No caminho de volta, o comboio militar de Stark é atacado, e ele é gravemente ferido e perde sua consciência. Após voltar para si, Tony descobre-se prisioneiro de um grupo terrorista conhecido como os Dez Anéis. Um imã eletromagnético foi embutido em seu peito por seu companheiro refém, Dr. Yinsen  para manter os fragmentos de uma bomba longe de seu coração. O líder do Dez Anéis, Raza , oferece a Stark sua liberdade, em troca ele terá de construír um míssil Jericho para ele.
Em vez disso, durante seus três meses como refém, Tony e Yinsen secretamente constroem uma armadura energizada por uma miniatura do "reator ark", que Tony constrói para substituir o imã eletromagnético. Os terroristas ficam impacientes e dão a Stark 24 horas para terminar. O tempo acaba antes que a armadura esteja completamente ativada, então Yinsen distrai os guardas enquanto Tony energiza a armadura. Stark (com a armadura)luta com todos que estejam no seu caminho para a saída das cavernas. Stark encontra Yinsen gravemente ferido, quase morrendo, que diz para ele não desperdiçar a sua vida. Stark queima todas as munições dos terroristas e foge voando, apenas para cair no deserto; Stark sobrevive, mas sua armadura é destruída. Após ser resgatado por Rhodes, Stark anuncia que sua companhia não irá mais fabricar armas. Stane avisa a Tony que será a ruína das Indústrias Stark.
Stark começa a focar suas energias em construir uma versão improvisada de sua própria armadura, assim como um mais poderoso reator ark para seu peito. Após aprimorar seu reator, a assistente de Stark, Virginia "Pepper" Potts (Gwyneth Paltrow) dá a ele seu primeiro reator, agora em um vidro como um presente. Depois, durante a primeira aparição pública de Stark após seu retorno, ele é intimidado por uma repórter que mostra a ele fotos de armas das Indústrias Stark recentemente mandadas aos Dez Anéis. Irritado, Stark veste sua nova armadura e voa para o Afeganistão. Os soldados do Dez Anéis provam não serem capazes contra Stark e são rapidamente derrotados. Voando para casa, Stark é atingido por F-22 americanos. Ele entra em contato com Rhodes e revela sua identidade secreta tentando fazer o ataque ser cancelado, não funciona e ele acaba destruindo um dos F-22 e só após de salvar o piloto consegue escapar.

Stark manda Pepper hackear o sistema de computadores da companhia. Ela descobre que Stane estava armando os terroristas com armamento da Stark e contratou o Dez Anéis para matar Stark, mas o grupo se renegou a cumprir o acordo após descobrir quem era o alvo. Depois ela se encontra com o Agente Coulson da S.H.I.E.L.D. (Superintendência Humana de Intervenção e Espionagem Logística Dissuasão), uma agência contra terrorismo, para informá-lo das atividades de Stane.
Stane visita o Dez Anéis e, após obter as peças da primeira, e destruída, armadura, os elimina. Stane então faz engenharia reversa com sua própria armadura e a primeira de Tony; entretanto, seus cientistas não puderam recriar o reator ark de Stark. Não -perssuasivo, Stane embosca Stark em sua própria casa, usando um aparelho para paralisá-lo. Stane remove reator ark do peito de Stark e o deixa para morrer. Entretanto, Stark consegue alcançar e reinstalar seu reator original. Enquanto isso, Potts e vários agentes da S.H.I.E.L.D. vão prender Stane, apenas para serem atacados por ele, em sua agora funcional armadura.
Stark corre para o resgate mas não consegue derrotar Stane, porque seu reator está sobrecarregado por causa da armadura que ele estava usando. Ele consegue levar Stane ao topo do prédio das Indústrias Stark e instrui Potts para sobrecarregar o grande reator ark que energiza o prédio. Isso libera uma descarga elétrica massiva que deixa Stane inconsciente e o deixa cair no reator que estava explodindo, o matando.
No dia seguinte, é revelado que a imprensa está chamando a pessoa misteriosa de "Homem de Ferro". Antes de falar em uma coletiva de imprensa, Stark rapidamente tenta estabelecer uma relação romântica com Potts, mas é rejeitado. Stark começa a contar a história inventada dada a ele pela S.H.I.E.L.D. (super-intendencia humana intervenção espionagem logistica e dissuação), mas anuncia abertamente que ele é o Homem de Ferro.
Em uma cena pós-creditos, Stark é visitado pelo Diretor da S.H.I.E.L.D., Nick Fury , que diz a Stark que "ele não é o único super-herói no mundo", e diz que gostaria de falar sobre a "Iniciativa Vingadores".

Recepção

Bilheteria

Em sua primeira semana de exibição, Homem de Ferro arrecadou $98,618,668 em 4.105 salas na América do Norte sendo a terceira maior abertura do ano. Arrecadou só no primeiro dia $35,2 milhões de dólares. Na sua segunda semana arrecadou mais $51,190,629 e continuou em primeiro no ranking com uma queda de apenas 48%.
Após sua exibição nos cinemas o filme arrecadou nos EUA/Canadá $318,412,101 (a segunda melhor bilheteria do ano atrás apenas de Batman - O Cavaleiro das Trevas) e nos outros países $266,762,121. Tendo um total mundial de $585,174,222 (a oitava maior bilheteria ano de 2008).

Críticas

O filme recebeu críticas positivas aonde foi exibido. O site especializado Rotten Tomatoes avaliou o filme com 94% de aprovação baseado em 233 críticas. Outro site, o Metacritic, o avaliou com 79% de aprovaçlão baseado em 39 críticas.
No Brasil, os principais jornais e revistas elogiaram bastante o filme dando ênfase na interpretação espetacular de Robert Downey Jr., que viria a se aprimorar ainda mais nos que se seguiram.

Lançamento

O filme foi lançado em vários países em 30 de Abril de 2008, mas sua primeira exibição foi na Austrália onde foi exibido pela primeira vez em 14 de Abril de 2008. Em Portugal o filme apenas teve sua estreia em 1 de Maio do mesmo ano.
Iron Man foi lançado em DVD em 30 de Setembro de 2008 em edição simples e dupla. Quando lançado em Blu-Ray, o filme bateu recorde de vendas com um total de 500 mil cópias na primeira semana de vendas (260 mil cópias vendidas apenas no primeiro dia).

Principais prêmios e indicações

  • Concorreu ao Oscar de Melhores Efeitos Visuais.
  • Concorreu ao Oscar de Melhor Edição de Som.
  • Concorreu ao BAFTA de Melhores Efeitos Especiais.

Bons Pesadelos
Vampire

0 comentários:

Postar um comentário